sábado, 4 de dezembro de 2010

O ensino da Língua Portuguesa e a formação continuada.

     Nos dias atuais o professor não deve mais ser visto como o detentor do saber, mas aquele que ao mesmo tempo que ensina, está em constante processo de aprendizagem. Para isso, se torna necessário buscar as ferramentas de sua profissionalização,  embora a atualização não se construa através do acúmulo de cursos, os cursos de formação são espaços privilegiados de reflexão, investigação e avaliação da prática pedagógica.
     É importante que o professor busque a atualização em plena atividade, de modo a concretizar sua formação em situações efetivas em sala de aula par fazer as ligações com a teoria e a prática.
     O planejamento das aulas de Língua Portuguesa deve ser um trabalho voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, compreensão e produção de texto.Sabemos que a leitura e a escrita são condições essenciais para que o aluno compreenda o mundo, os outros e a si próprio. Por isso é interessante que o professor ofereça aos alunos momentos de reflexão no tratamento dos conteúdos, das regras e demais formalidades que a língua impõe de forma contextualizada. Aprender nomenclaturas e para que elas servem é importante também, mas refletir sobre as funções e as relações que se estabelecem na língua em uso pode ser muito mais exitoso.Acredito que o professor aponta caminhos para que os alunos descubram e construam de forma interativa os saberes.

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